Um drama psicológico sobre a amargura e a frustração de um major do exército norte-americano incapaz de lidar com a sua homossexualidade
Num quartel da Georgia os oficiais, as suas mulheres e as suas ordenanças ou criados vivem demasiado próximo uns dos outros. Entre o major Weldon e a sua mulher Leonora já não existe qualquer laço de amor ou ternura. Na verdade, Leonora engana abertamente Weldon com o tenente-coronel Morris, cuja mulher está mentalmente perturbada. Um dia Weldon fica fascinado com o soldado Williams, que trata dos cavalos. Este suspira todas as noites sob a janela de Leonora e por vezes entra no quarto e observa-a a dormir enquanto acaricia as suas roupas. A mulher de Langdon julga que se trata do marido, faz um escândalo e ele interna-a. Por sua vez, Weldon observa uma noite Williams na sua estranha actividade e julga ser ele o alvo do interesse do soldado.Quando percebe que se trata de Leonora abate Williams a tiro.
John Huston realizou em 1967 ?Reflexos Num Olho Dourado?, uma hábil e fascinante adaptação ao cinema de um conto de Carson McCullers publicado em 1941. Trata-se de um drama psicológico sobre a amargura e a frustração de um major do exército norte-americano incapaz de lidar com a sua homossexualidade, que o leva a deixar que a mulher o engane com um camarada de armas, para depois se vingar violentamente sobre um jovem soldado que ele próprio desejava mas que também estava fascinado pela sua mulher. Huston filma tudo isto numa envolvente atmosfera visual, com uma textura bizarra de cores desnaturadas envolvidas numa espécie de sépia dourada, o que acentua a sua dimensão feérica e onírica. Tudo isto servido por um magnífico jogo de diálogos e, sobretudo, por um elenco fabuloso: Marlon Brando, Elizabeth Taylor e Brian Keith. Um filme complexo, denso, absorvente e perturbador que na era do modernismo freudiano foi condenado pelas entidades católicas do cinema americano.
Um drama psicológico sobre a amargura e a frustração de um major do exército norte-americano incapaz de lidar com a sua homossexualidade
Num quartel da Georgia os oficiais, as suas mulheres e as suas ordenanças ou criados vivem demasiado próximo uns dos outros. Entre o major Weldon e a sua mulher Leonora já não existe qualquer laço de amor ou ternura. Na verdade, Leonora engana abertamente Weldon com o tenente-coronel Morris, cuja mulher está mentalmente perturbada. Um dia Weldon fica fascinado com o soldado Williams, que trata dos cavalos. Este suspira todas as noites sob a janela de Leonora e por vezes entra no quarto e observa-a a dormir enquanto acaricia as suas roupas. A mulher de Langdon julga que se trata do marido, faz um escândalo e ele interna-a. Por sua vez, Weldon observa uma noite Williams na sua estranha actividade e julga ser ele o alvo do interesse do soldado.Quando percebe que se trata de Leonora abate Williams a tiro.
John Huston realizou em 1967 ?Reflexos Num Olho Dourado?, uma hábil e fascinante adaptação ao cinema de um conto de Carson McCullers publicado em 1941. Trata-se de um drama psicológico sobre a amargura e a frustração de um major do exército norte-americano incapaz de lidar com a sua homossexualidade, que o leva a deixar que a mulher o engane com um camarada de armas, para depois se vingar violentamente sobre um jovem soldado que ele próprio desejava mas que também estava fascinado pela sua mulher. Huston filma tudo isto numa envolvente atmosfera visual, com uma textura bizarra de cores desnaturadas envolvidas numa espécie de sépia dourada, o que acentua a sua dimensão feérica e onírica. Tudo isto servido por um magnífico jogo de diálogos e, sobretudo, por um elenco fabuloso: Marlon Brando, Elizabeth Taylor e Brian Keith. Um filme complexo, denso, absorvente e perturbador que na era do modernismo freudiano foi condenado pelas entidades católicas do cinema americano.